sábado, 29 de dezembro de 2012


Internauta flagra arco-íris em volta do Sol em Sobral, interior do Ceará

Fenômeno durou quatro horas e chamou atenção da população.
Ele é conhecido como halo solar.




Francisco Ulysses Sousa CordeiroInternauta, Fortaleza, CE

Halo solar, Sobral, fenômeno, Sol (Foto: Francisco Ulysses Sousa Cordeiro/ Vc no G1 CE)Fenômeno assustou moradores dde Sobral
(Foto: Ulysses Sousa Cordeiro/ Vc no G1 CE)



O estudante e blogueiro Francisco Ulysses Sousa Cordeiro, 25 anos, flagrou na última terça-feira (25) um fenômeno não muito comum na cidade de Sobral, a 233 km de Fortaleza. "O arco-íris em volta do sol deixou a população de Sobral assustada. Houve aglomeração no centro da cidade e muitos pensavam que tratava-se do fim do mundo", conta o estudante.
O internauta disse que o fenômeno começou por volta das 9h e terminou pontualmente às 13 horas. "O céu estava claro. E durou quatro horas. Eu conversei com pessoas mais antigas e elas confidenciaram que nunca tinham visto algo parecido", afirma. No fim da tarde do mesmo dia, Ulysses Sousa conseguiu desvendar o mistério. "Fui pesquisar. Consultei livros e internet. Não satisfeito liguei para MetSul Meteorologia e explicaram que o  arco-íris trata-se de um fenômeno ótico conhecido como halo e que é formado pelo reflexo da luz do Sol em cristais de gelo. Depois de tomar conhecimento, liguei para algumas rádios e os radialistas passaram a informação para a população. Só assim, creio eu, que eles se acalmaram", explica Ulysses Sousa.
Nota da redação: o halo solar se forma devido a um fenômeno ótico, em que a luz branca proveniente do Sol incide nos cristais de gelo contidos nas nuvens, sofrendo refração e dispersado em um feixe de cores semelhante ao arco-íris, segundo o professor da Universidade Federal do Ceará Arnoldo Nunes da Silva. Os cristais de gelo normalmente se formam em nuvens muito altas, na parte mais alta da troposfera.
Para ler mais notícias do Ceará clique em g1.globo.com/ce. Siga também o G1 Ceará noTwitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...